Quando pensamos em futuro estamos falando em entender as mudanças de mentalidade que ocorrem globalmente. O futuro é feito de pessoas e, obviamente, todas as transformações no mundo originam na mente humana.
Em seu livro o fim do poder, Moisés Naím traz o conceito de que o poder mudou, hoje é muito mais fácil obter-lhe e muito mais difícil de mantê-lo.
E o que o poder tem a ver com o marketing?
Falar de marketing é falar de pessoas. Marketing é satisfazer necessidades humanas. A mente humana move o mundo e precisamos estar mais que atentos a todas essas mudanças de mentalidade globalmente.
Existem vários movimentos trazidos pelos avanços tecnológicos e um deles é justamente a “democratização” do poder, que podemos entender como degradação do poder como conhecemos ou melhor chamá-lo de micropoder.
Mas afinal, o que é o poder?
O conceito que Moisés Naím traz em seu livro é que o poder é, em suas palavras:
“Poder é a capacidade de conseguir que os outros façam ou deixem de fazer algo” – Moisés Naím
Por que o poder está mudando?
Naím traz 3 grandes revoluções que estão trazendo fortes transformações no mundo. Aqui estão elas: MAIS (more), MOBILIDADE (mobility) e MENTALIDADE (mentality).
MAIS refere-se à abundância que temos atualmente. Simplesmente temos mais de tudo agora.
MOBILIDADE traz o fato de que por termos mais também tudo se movimento mais, não há mais barreiras que dificultem o acesso ao mundo e o poder necessita de restrição de movimento e públicos cativos. Somando-se abundância com excesso de mobilidade temos o terceiro fator que é a mudança de mentalidade.
A MENTALIDADE das pessoas está sempre mudando. A cada década temos um planeta totalmente diferente. Com consumidores extremamente críticos e pessoas cada vez mais bem informadas, não há mais espaços para estruturas obsoletas de poder.
As formas de exercer o poder
O poder pode ser exercido através de 4 modos: influência, persuasão, coerção (força) e autoridade.
Os novos micropoderosos: o mundo mudou e quem não se adaptar está fora.
Essa afirmação é forte mas verdadeira. Vemos empresas novas substituindo gigantes tradicionais. Empresas pequenas de tecnologia derrubando grandes players. A internet está transformando profundamente nossa sociedade. O poder dispersa-se e permite que influenciadores digitais batam de frente com políticos poderosos em todo o mundo. As barreiras que protegiam o poder do grandes parecem enfraquecer permitindo fragmentos de poder a todas as pessoas.
O que vemos é o pequenos desafiando os grandes. Não é um poder gigantesco, mas sim o poder de vetar, contrapor, influenciar e interferir em decisões políticas, empresarias tanto locais quanto globais.
A tecnologia deu espaço de novas vozes e está abrindo novas possibilidades de crescimento. Ao compreendermos esses movimentos globais conseguimos criar novos modelos de negócios mais fortes e consistentes alinhados com as tendências de comportamento, geramos mais influência e, dessa forma, aglutinamos mais poder.
Você está alinhado com as novas tendências globais?